sábado, 26 de julho de 2008

RETRATO DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

O jornal Folha de S. Paulo publicou neste sábado (26/07) o poema inédito de Vinicius de Moraes sobre Carlos Drummond de Andrade, descoberto pelo também poeta e pesquisador da obra de Moraes, Eucanaã Ferraz. O poema será incluído no livro Poesia Esparsa, previsto para ser lançado em novembro deste ano.

Retrato de Carlos Drummond de Andrade
De Vinicius de Moraes

“Duas da manhã: abro uma gaveta
Com um gesto sem finalidade
E dou com o retrato do poeta
Carlos Drummond de Andrade.
Seus olhos nem por um segundo
Piscam; o poeta me encara
E eu vejo pela sua cara
Que ele devia estar sofrendo
Dentro daquela gaveta há muito.
Tiro-o, depois com mão amiga
Limpo-o da poeira que lhe embaça
Os óculos e suja-lhe a camisa
E o poeta como que acha graça.
Procuro um lugar para instalá-lo
Na minha pequena sala fria
Essa sala tão sem poesia
Onde me reencontro todo dia
E onde me sento e onde me calo.”

Nenhum comentário: