sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Literatura é a arte da linguagem escrita

Quem vai atrás da literatura à procura de uma boa história, vai apenas repetir um reflexo que ocorre desde os primórdios da humanidade sapiens, ou até anterior, mas não vai encontrar literatura.

Literatura é arte, mas não de contar histórias, é a arte da linguagem escrita, que se comunica peremptoriamente com a ancestralidade da linguagem oral. É um feixe de procedimentos por trás do qual há uma técnica que busca a realização de uma forma, um modo específico de dizer a coisa dita (conteúdo).

Quem lê literatura, portanto, deve procurar saber como, em vez de procurar saber o quê ou qual. É assim que os autores mais fecundos veem a arte que fazem.

No bojo da liberdade, tudo pode. Mas se fosse apenas uma boa história, a literatura teria muito pouco a oferecer, seria pobre demais. Nenhum gênio, como Shakespeare, Proust, ou Machado de Assis, se ocuparia dela, muito menos os de outras áreas, como Schopenhauer, Freud e Heidegger.

Evidentemente, estou falando da prosa e do drama. A poesia é um caso ainda mais profundo e mais fecundo. Os deuses não me autorizaram a falar dela.



Nenhum comentário: