sexta-feira, 6 de maio de 2016

Missoula: estupro e justiça numa cidade universitária, de Jon Krakauer


Jon Krakauer, craque do jornalismo literário, lança mais um livro-reportagem que certamente virará filme em Hollywood, Missoula: estupro e justiça numa cidade universitária (Companhia das Letras, 2016, 488 páginas), que fala dos absurdos casos de estupros nas universidades americanas, praticados geralmente por atletas universitários, superpopulares e protegidos pela opinião pública, contra garotas bêbadas ou desprotegidas de alguma forma.

Missoula é uma cidade do Estado de Montana, no norte dos EUA. É por onde Krakauer começa seu livro, com um caso de estupro em que um jovem jogador de futebol americano chamado Beau Donaldson se aproveitou da colega Allison Huguet, que estava bêbada e desacordada. Em seu depoimento, ela diz que quando acordou, sentiu a respiração ofegante de Donaldson, em cima dela, e as estocadas em sua vagina.

Autor de best-sellers como Na natureza selvagem, que virou filme dirigido por Sean Penn, Krakauer também tem outro título muito em voga entre os amantes da boa narrativa, No ar rarefeito. Missoula é diferente desses dois títulos porque toca fundo numa questão social e de estratos de poder. A cultura do estupro dentro de universidades nos EUA é assustadora, não só em instituições do interior, mas no país inteiro, inclusive em grandes centros como Nova York.

No Brasil, vários casos de estupros em situações semelhantes já foram denunciados, mas, como nos EUA, a justiça passa ao largo disso e deixa impune os garanhões aproveitadores de menininhas recém-chegadas nas universidades. Só a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) tem inúmeras histórias parecidas, que ocorrem numa tradicional festa dos estudantes veteranos para recepcionar calouros, histórias que vire e mexe aparecem na mídia, depois somem, e parece ficar por isso mesmo.

Veremos como o livro de Krakauer será recebido pelos leitores de cá. Talvez passe em silêncio. Talvez inspire uma boa pauta de reportagem investigativa sobre estupros em universidades no Brasil.


...

Nenhum comentário: