segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cool Heart – diário de viagem a Nova York (15)

                                                  Foto: Gilberto G. Pereira
Vista parcial do Aeroporto J. F. Kennedy, em Nova York, na manhã de nosso regresso ao Brasil    

Dia 15 (20 de julho de 2016) - final

O título do livro de Umberto Eco, Viagem na irrealidade cotidiana, não teve uma inspiração direta na cidade de Nova York, mas o autor analisa uma série de coisas reverenciadas pelos americanos, do ponto de vista da semiótica, como castelos medievais reproduzidos na terra do Tio Sam, a reconstrução do faroeste na Disney, a cidade de Las Vegas com suas reproduções arquitetônicas simbólicas.

“A imaginação norte-americana deseja a coisa verdadeira e para atingi-la deve realizar o falso absoluto”, diz Eco. Quanto mais o falso se aproxima do verdadeiro, mais absoluto ele é e, portanto, mais verdadeiro. Central Park, por exemplo, é um falso-absoluto, porque nada ali é natural da vegetação local, mas interage com o resto da paisagem urbana como se fosse um quadro original da época dos índios.

Nova York é abordada no texto As fortalezas da solidão, o primeiro texto do primeiro capítulo do livro de Eco. Foi onde li pela primeira vez sobre o Museu da Cidade de Nova York. O museu tem peças de arte e históricas, com textos de testemunho e de análise, fotos, vídeos, tudo com o propósito de recriar a memória da cidade.

Neste sentido, Nova York, que já foi um imenso laboratório do falso absoluto, aventura narrada em NovaYork delirante, é hoje um autêntico espaço urbano cosmopolita, e a menos americana das cidades americanas.

O museu fica instalado de modo discreto, na comparação com as vedetes das artes como Metropolitan, Guggenheim e MoMA,  num prédio de arquitetura clássica na 5ª Avenida, entre as Ruas 103 e 104, Upper East Side, de frente para o Central Park.

Memórias
No dia 20 de julho, o último em que eu pisaria os pés pelas ruas da cidade naquela viagem, fui sozinho a dois museus, o MoMA e o Museu da Cidade de Nova York. Tinha planos de ir ainda ao Metropolitan, mas inventei de deixá-lo para último e me esqueci do cansaço, que bateu forte, fazendo-me desistir da jornada.

Esse tipo de visita deve ser feito com calma, de pelo menos um dia todo para cada instituição, e assim repetir a visita por uns bons pares de vezes. Na falta de tempo, dediquei algumas horas em cada museu e voltei para casa contente com os registros, mentais e fotográficos, de muita coisa boa.

Mas no MoMA me deparei com uma mostra gigante de Degas, embora já tivesse visto uma considerável exposição do artista francês no Museu de Artes de São Paulo (MASP), e fiquei um pouco enjoado com o senso estético pedófilo dele.

Também vi peças inacreditáveis do que se chama de arte moderna, como de Marcel Duchamp, de Yayoi Kusama (uma poltrona cujo tecido tem a saliência de pênis em toda a superfície).

Havia muita coisa de extremo bom gosto e outras mil faces do modernismo que valem pelo experimentalismo estético, pela transgressão dos valores, mas que certamente entram no coração de poucos como moradia.

No Museu da Cidade de Nova York, o passeio foi dominado pela olhar ao passado. Tudo que existe ali é para contar a história da cidade, desde a chegada dos holandeses, capitaneada por Henry Hudson, inglês contratado pela Companhia das Índias Orientais, passando pela entrega da cidade aos britânicos, a pluralidade cultural desde o início, até a tragédia do ataque terrorista às Torres Gêmeas.

Na saída, conversei com uma simpática vendedora da livraria do museu. Eu queria encontrar um livro de história de Nova York. Tinha uma lista de títulos como First Manhattans - a history of the greater New York, de Robert S. Grumet, Gotham - a history of New York City to 1898, de Edwin G. Burrows e Mike Wallace, e Rise and fall of New York City, de Roger Star.

Desses da minha lista, só encontrei Gotham, mas era um calhamaço sem nenhuma ilustração, e eu me desanimei. A vendedora então me sugeriu New York – an ilustrated history (formato revista, de 626 páginas), de Ric Burns e James Sanders. Gostei, comprei e disse adeus à livraria de minha última aquisição em Nova York.

Comprei alguns livros na Big Apple. Mas queria ter comprado mais. Na minha lista de desejos, além das obras escritas por autores negros, havia muitos títulos do jornalismo literário.

Jornalismo e literatura
Os anos 1940, 50, 60 e 70 foram dominados pelo fulgor do jornalismo literário em Nova York em grandes veículos como The New Yorker, The New York Times, Squire e New York Magazine. O conto moderno de Nova York foi feito pelos jornalistas, que dominam a narrativa da cidade. Neste sentido, o novo jornalismo e Nova York têm muita coisa em comum.

Aliás, o jornalismo começa a narrar o imaginário de Nova York bem antes do que se pensa. A Times Square tem esse nome por causa do edifício do New York Times, jornal de mesmo nome que cobre a cidade e o mundo desde 1851.

Conforme já disse anteriormente, quando o prédio, localizado no cruzamento da 7ª Avenida com a Broadway, passou a ser chamado de Times Building, e a região começou a ganhar importância pelo número de casas de show, teatros, cinemas, e o espetáculo de luzes que havia, o quarteirão do prédio e as adjacências foram batizados de Times Square.

Junto com a cobertura do jornalismo, com  a demandada de escritores para a cidade, muitos romances foram ambientados em Nova York, de algum modo. Há as tramas que mergulham nas paisagens interiores ou focam a atenção nas dependências internas dos espaços, e assim não conseguimos observar a cidade pelas marcas verbais.

Entre as citações diáfanas da paisagem nova-iorquina está O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald, em que Nick Carraway narra a história do enigmático Jay Gatsby, que mora numa mansão numa das inúmeras ilhas pequenas ocupadas por milionários da cidade. O que interessa nesse romance de 1925 é sua atmosfera psicológica, a marcação do espírito oportunista e aventureiro dos fazedores da América.

O livro, no entanto, é importante para o presente texto porque em dado momento o narrador diz: “A cidade, vista da Ponte Queensborough, é sempre uma cidade vista pela primeira vez, em sua primeira e violenta promessa de todo o mistério e de toda a beleza existente no mundo.”

Não passei pela Ponte Queensborough, que ficou na minha imensa lista de coisas que não visitei. Quis passar por ela apenas por essa citação. Eu queria ver esse prenúncio de mistério e beleza. Acabei presenciando algo semelhante caminhando pelas ruas de Manhattan mesmo, em todos os cantos por onde passei, respirando o que um dia foi novidade para o mundo, e que agora só o era para mim.

Bonequinha deluxo, de Truman Capote, aborda Nova York a partir de seu coração. O livro conta a história de Holly Golightly, que vai para a cidade impulsionada pelo desejo de viver o luxo dos ricos. Lá, é sustentada por um mafioso que está preso em Sing Sing, presídio de segurança máxima a 50 quilômetros de Nova York, às margens do Rio Hudson.

Capote escreveu Bonequinhade luxo em 1958, antes portanto de seu grande sucesso de jornalismo literário A sangue frio, de 1965. O romance é uma reação estética de Capote ao glamour de Nova York em meio à perdição. Seu espanto é o mesmo de todos que alcançam a dimensão da riqueza em meio à miséria. Como é que se pode conviver com isso sem se dar a mínima?

Um modo semelhante de olhar a cidade foi o de Tom Wolfe, da mesma escola de Capote, ao escrever A fogueira das vaidades, em 1987. O protagonista vive entre os ricos em Manhattan, mas com um orçamento apertado. Um dia se desvia da rota cotidiana. Sem querer, acaba no Bronx e atropela um homem preto e pobre. A partir daí, tudo começa a desandar.

A cidade escrita
Em Noturno em Manhattan, Collin Harrison faz diferente dos dândis supracitados. Ele mostra a face crua da vida sem glamour. Seu narrador é um jornalista que escreve crônicas da realidade abjeta de Nova York. “Vendo o sofrimento do pobre e a vaidade do rico”, diz ele logo no início.

Lá na frente, o narrador arremata: “Eu trabalho, quase sempre, nos bairros mais tristes e violentos da cidade de Nova York. Lugares onde os trabalhadores abrem suas contas de luz e ficam longos minutos olhando-as fixamente, onde se compra o uniforme da escola paroquial com grande esperança. Onde as crianças pequenas acumulam cicatrizes inquietantes. Onde os garotos carregam armas de brinquedo que parecem reais e armas verdadeiras pintadas como brinquedos. Onde as pessoas têm vitalidade mas nenhuma perspectiva, ambição mas nenhuma vantagem. Elas são pobres e sofrem imensamente por isso.” O livro foi publicado em 1996, mas duvido que a vida retratada nele seja diferente hoje.

Bonequinha de luxo, A fogueira das vaidades e Noturno em Manhattan estão mais ou menos no mesmo nível de criação, apesar de o romance de Capote ter seu toque de talento superior. Nenhum desses escritores, no entanto, tem o alcance narrativo de Philip Roth ou Paul Auster, como em Fantasma sai de cena ou Trilogia de Nova York, respectivamente.

Sombras sobre o Rio Hudson, de Isaac Bashevis Singer, talvez seja a magnum opus da cidade, uma vez que Moby Dick, de Herman Melville, não concentra sua atenção no ambiente urbano nova-iorquino.

Outros escritores, entre a vasta leva, que se ocupam em criar uma Nova York literária são Don DeLillo, Jonathan Safran Foer, Jonathan Franzen, Hubert Selby, Jr., Nicole Krauss (para citar os vivos que li ou leio).

Mas Nova York se renova sempre. Do mesmo modo que a arquitetura arrojada de empresas como Tishman Speyer ofuscou o glamour das arquiteturas anteriores, incluindo a art dèco, a linguagem do chamado novo novo jornalismo assumiu a ponta do jornalismo na cidade.

Neste sentido, Ted Conover dialoga com o jornalismo literário de Capote, ao mergulhar no submundo de Sing Sing, no livro Newjack. Por outro lado, se Capote fez ficção – com Bonequinha de luxo para falar de uma realidade cruel que existia nas relações da Big Apple, Conover fez o contrário, cercou sua própria realidade com uma ficção primeira, fazendo-se passar por guarda da Sing Sing, concursado e tudo, mas apenas para de lá de dentro tomar nota da realidade da cadeia.

Para aqueles que ousaram
É o fim da estadia, e estou extasiado, entusiasmado com a viagem e a aglomeração de imagens que guardo na memória. Elas se misturam com o que já trazia de expectativas num caldeirão de símbolos que enriquecem minha alma.

Antes mesmo de se despedir de Nova York, meu Virgílio, Albert Camus, escreveu em seu diário: “Minha curiosidade por este país parou de repente. (...) Eu seria capaz de fazer sua defesa e apologia, posso reconstruir sua beleza ou seu futuro, mas simplesmente meu coração deixou de falar...”

É aqui que ele me deixa, porque de Nova York, não exatamente do país (do país não tenho muito a dizer), minha impressão é positiva. Não que a cidade não tenha problemas, pelo contrário, é um ímã de desgraças na mesma proporção que atrai progresso e sucesso. Mas meu coração ainda quer falar dela, minha memória ainda continuará tecendo tramas interessantes sobre ela.

O anti-herói Rorschach de HQs, no filme Watchman, cuja história se passa numa Nova York futurista e paralela de 1985, diz o seguinte: “Essa cidade tem medo de mim. Eu vi a sua face. As ruas e suas sarjetas dilatadas estão cheias de sangue. E quando os bueiros finalmente transbordarem, todos os vermes vão se afogar. A imundície de tanto sexo e matança vai espumar até a cintura, e todas as rameiras e políticos vão olhar pra cima clamando ‘salve-nos’, e eu vou sussurrar ‘não’. Agora o mundo todo tá na beirada, olhando pra dentro do inferno. Todos os liberais e intelectuais de fala mansinha. E de repente ninguém mais sabe o que dizer. Lá embaixo, esta cidade horrível grita como um matadouro cheio de crianças retardadas, e a noite fede a fornicação e consciências imundas.”

A ficção às vezes põe o dedo na ferida com mais clareza do que o jornalismo consegue fazê-lo. Mas o pessimismo de Rorschach está na outra ponta da realidade. Por isso, para finalizar minha viagem escrita, meu delírio prosaico, prefiro a fala de Moss Hart, diretor de teatro e dramaturgo nova-iorquino (1904 - 1961), judeu, filho de imigrantes, que cresceu numa relativa pobreza no Bronx.

Prefiro acreditar nessa versão mais palatável da realidade, registrada por Moss Hart, essa realidade mais esperançosa, a face urbana e universal de Nova York que me fez querer visitá-la:

“A única credencial que a cidade pediu foi a ousadia de sonhar”, diz Moss Hart.  Para aqueles que ousaram, ela abriu seus portões e seus tesouros, não se importando sobre quem eram, nem de onde vinham.”

... 

Nenhum comentário: