domingo, 19 de fevereiro de 2017

Literatura e silêncio

                                                  Foto: Gilberto G. Pereira

A literatura passa bem sem leitores, e leitores hão de passar bem sem a literatura. Nada disso elimina a existência nem de um nem de outro. Há pessoas que não leem literatura e vivem bem, e se lessem, a vida talvez não melhorasse em nada.

Há pessoas que vivem bem sem literatura, e se lessem talvez a vida melhorasse em alguma frente, por algum efeito de alma. Há ainda pessoas que vivem bem sem literatura, e se lessem talvez a vida piorasse, por alguma manobra psicológica nas engrenagens entre a linguagem e o mundo.

E há, claro, as pessoas que leem, que fazem parte de uma minoria estatística que atravessou o mundo disputando o poder no Ocidente. “A leitura nos ajuda a compreender o valor da vida”, disse Proust. Mas o silêncio e a ignorância às vezes nos protegem do inferno dos signos.

Eu prefiro ler, e nadar de braçadas no mar amargo e doce da existência, entre anjos e demônios, sendo solapado por altas ondas, às vezes, ou avistando ilhas para descansos, rumo às quais minha alma nada tentando alcançá-las. Minha alma nada.

...

Nenhum comentário: