domingo, 9 de julho de 2017

Dalton Paula: retrato do artista quando negro

                                                                                                          Foto: Gilberto G. Pereira
Dalton Paula, autor da ilustração da capa da nova biografia de Lima Barreto: arte e protagonismo do negro


A arte quer que se olhe ao redor. Quando o artista compreende a força dessa premissa, qualquer que seja seu campo de atuação, torna-se capaz de criar narrativas poderosas, como faz o artista visual Dalton Paula. Seu trabalho mais recente é o retrato de Lima Barreto (1881-1922) que ilustra a capa da nova biografia do escritor carioca, Lima Barreto – triste visionário, de Lilia Moritz Schwarcz (veja aqui).

O livro de Lilia já está nas livrarias. O lançamento oficial em São Paulo será feito nesta segunda-feira. Dalton estará presente. Num texto publicado no Blog da Companhia das Letras, editora que publicou o livro de Lilia, a biógrafa faz rasgados elogios ao trabalho de Dalton.

“Agradeço ao Dalton por ter criado uma capa especial, em todos os sentidos do termo, e pelo hau e pelo axé que dele recebi”, diz a antropóloga e historiadora, autora de livros importantes para a historiografia brasileira.

Foi lendo o texto de Lilia que descobri a obra de Dalton, brasiliense de 35 anos, radicado em Goiânia desde os oito. Utilizando-se de várias linguagens, Dalton desenvolve um extraordinário trabalho de narrativa que a um só tempo resgata a história da diáspora africana nas Américas e reconstrói a memória dos negros.

Conversei com Dalton no apartamento dele, no Setor Oeste, em Goiânia, no dia 4 de julho. Simpático, receptivo, rodeado de livros e catálogos de arte, o artista em ascensão falou sobre como construiu o retrato de Lima Barreto e como constrói sua obra cujo tema central é o corpo negro silenciado.

“A Lilia conheceu meu trabalho por meio de Adriano Pedrosa, curador da mostra Histórias mestiças, que ficou em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, em 2014”, lembra. A exposição discutia a mestiçagem no Brasil por meio das artes visuais. Dalton apresentou uma série intitulada Retrato silenciado, em que pega a figura de pessoas negras do cotidiano e pinta nas capas de volumes da Enciclopédia Barsa.

Lilia gostou da arte de Dalton, e carregou consigo essa impressão, até que ao preparar a edição da biografia (cuja pesquisa levou cerca de dez anos para ser concluída), ela pensou nele para a ilustração da capa.

A ideia era criar um retrato de Lima Barreto que não fosse a reprodução das fotos que traziam técnicas de branqueamento da época, como as fotos existentes do escritor carioca. Tampouco, a biógrafa queria algo caricatural. Ela buscava um Lima Barreto real, negro, portador de grandes virtudes e vícios, um homem atormentado pelo seu tempo, mas também o genial autor de uma obra marcante como Triste fim de Policarpo Quaresma e Recordações do escrivão Isaías Caminha.

Dalton sempre pensou na própria arte como representativa do protagonismo da subjetividade do negro, da história e da figura do negro. Sua arte contesta os elementos do poder que colocam a figura do negro como algo sem valor, que oprimem sua consciência e negam sua cidadania. Questiona o poder e os estereótipos que este alimenta. Reafirma posições, reconfigura expectativas.

“Para a ilustração da capa, busquei colocar a cor da pele mais escura, num sentido político de combater esse embranquecimento, e os cabelos crespos. Dentro dessa negociação, mantive o nariz bege (outra tensão), porque por mais que os corpos negros tenham diversas formas de nariz, a coisa do nariz largo é um estereótipo bem marcado, e por isso o evidencio com a cor bege, que é o elemento que toca na branquitude”, diz Dalton.

O livro de Lilia tem a vantagem de viajar fisicamente (não só virtualmente) pelo país inteiro em exemplares vendidos nas livrarias, disponíveis em bibliotecas. O sucesso foi imediato, pois já está na lista dos mais vendidos de não-ficção do PublishNews. A circulação aumentará por ocasião da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), de 26 a 30 de julho, que homenageará Lima Barreto.

O trabalho de Dalton, portanto, ganha nova dimensão. Embora, só os leitores mais atentos se preocuparão em vincular a obra da capa com o autor que a criou, tendo, para isso, de buscar a informação na página de expediente do livro, a estampa circulará por lugares mais democráticos do que galerias, museus e exposições como tendem ser as artes visuais.

Diversidade na linguagem

A ilustração da capa de Lima Barreto – triste visionário foi a primeira do gênero que Dalton fez. Como ele mesmo diz, uma das coisas que preza em seu trabalho é a diversidade. A cultura negra é uma pauta imensa. Para explorá-la, ele faz uso de inúmeras linguagens.

A pintura é uma das bases dessa arte. Mas para concebê-la, Dalton usa vários suportes, não só a tela. “Minha pesquisa atual circula por vários suportes. Tem sido uma marca, algo que entra no meu trabalho sempre significando alguma coisa ligada ao negro. Já usei livros, cerâmicas (que me aproprio como suporte), e estou pesquisando outros suportes.”

Além disso, Dalton cria performances em vídeo e fotografia. Cria trabalhos com objetos, como o paratudo, por exemplo (uma espécie de mini-instalação). Este é composto por uma corda com um nó de forca, onde estão amarradas garrafas dentro de redes, trançadas com fios para costurar couro. “Uso a cor marrom e dialogo com a pele negra. A ideia da rede parte da rede de pescar que representa a armadilha.”

As garrafas entramadas representam as garrafadas preparadas com guiné ou cachaça pelos negros escravizados. O objetivo é pensar modos de subverter a ordem do sistema, principalmente o escravocrata.

Na época colonial, a guiné, também conhecida como amansa-senhor, era usada pelos escravos como mecanismo de defesa contra a opressão do escravocrata. Os escravos preparavam poções e misturavam na comida ou na bebida do seu senhor, causando uma série de efeitos, deixando-o leso, numa espécie de demência, segundo Dalton, e dependendo da dose, se de uso contínuo, podendo até matar.

Corpo e silêncio

Dalton faz metáforas desses conhecimentos que vêm do quilombo, do terreiro. “Desses lugares é que tiro minhas referências do corpo negro para pensar a resistência”, diz.

Se por um lado, há o uso de várias linguagens, por outro, o dominante de sua temática é o corpo silenciado, quer pela negação do direito de existir, quer pela negação do acesso à cidadania. “Estou pesquisando as possibilidades de cura desse corpo, que para mim está enfermo, diante de um silenciamento. Entendo o silenciamento como uma enfermidade”, comenta.

A série de fotografias performáticas, que o leitor pode ver no site do artista (acesse aqui) é visualmente a mais representativa do silenciamento do corpo. Todas as imagens criam uma tensão na relação do objeto criado com o mundo exterior.

Rotas

                                                                                              Foto: divulgação
Peça da série Rota do Tabaco, de Dalton Paula, que ganhou exposição na 32ª Bienal de SP    

Já o trabalho mais ambicioso de Dalton até agora é, sem dúvida, a série com o sistema de rotas de comércio nas quais se utilizou trabalho escravo. A primeira desta natureza, ele já fez, sobre a Rota do Tabaco, que resultou em exposição na 32ª Bienal de São Paulo, em 2016.

Para esse tipo de abordagem, ele começa fazendo uma acurada leitura de livros de história, buscando lugares que têm a ver com a diáspora africana. Depois, quando está com certo volume de informação, o artista viaja até os lugares estudados para pesquisa de campo, que é a segunda fase. “É quando converso com as pessoas, vivencio o ambiente, exploro arquivos públicos, cenas cotidianas”, diz Dalton.

No estudo sobre a Rota do Tabaco, Dalton visitou um quilombo urbano em Piracanjuba, interior de Goiás, em fevereiro, e em março viajou para Cuba, onde ficou 21 dias. Depois, ficou 30 dias no Recôncavo Baiano, principalmente em São Félix e Cachoeira.

E aí, finalmente, veio o trabalho de criação no ateliê, onde o artista levou dois meses e meio (entre dez e doze horas diárias de labuta) para criar 51 peças pintadas a óleo em alguidares (vasos de barro). “Um dos motivos de trabalhar com a  tinta óleo é pensar as camadas de significado. Dá para fazer metáforas com as camadas sociais”, observa.

Dalton está sempre estudando, aprendendo, buscando novas perspectivas, informações mais acuradas. É um artista interessado na potencialidade da narrativa. Seu objeto é o universo do negro. Seu tema, portanto, é vasto.

Seu interesse pelas rotas de exploração comercial, que utilizaram o trabalho escravo, é um exemplo dessa devoção ao estudo como base elementar da criação. Além da Rota do Tabaco, ele quer criar séries de pintura sobre a rota da cana, a rota do ouro e a rota do algodão. Vale lembrar que as rotas dos escravos é um programa de pesquisa da Unesco. Logo, seu interesse é atual, muito importante para a sociedade e, sobretudo, para o fortalecimento da consciência negra.

Do artista negro

Dalton é o único artista negro brasileiro a participar da 32ª Bienal de São Paulo (2016), que contou com um público de 900 mil pessoas, e cuja mostra itinerante continua em várias cidades no Brasil e no exterior.

Segundo informações no site da própria Bienal, a mostra itinerante percorreu Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cuiabá (MT), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Garanhuns (PE), Palmas (TO), Santos (SP), Itajaí (SC) e Fortaleza (CE). Internacionalmente, ela está em Porto (Portugal), e  posteriormente partirá para Bogotá (Colômbia).

Ele também está em cartaz na mostra Vozes do Silêncio, em Anápolis, até o dia 25 de julho, com trabalho em fotografias. Depois, segue para Goiânia, em espaço a definir.

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás, Dalton planeja agora um mestrado. O objeto de estudo são as rotas. “Vou estudar essas rotas que traçam as linhas da diáspora africana”, diz.

Seus estudos reforçam a consciência negra, compromisso do qual o artista não abre mão. “A negritude é uma construção”, diz ele. “O artista negro é aquele que traz as questões da cultura negra, que discute isso e toma decisões políticas no sentido de levantar outras possibilidades e questionar o sistema vigente.”

Segundo Dalton, a obra do artista negro deve trazer uma diversidade para abranger o rico universo da cultura negra. Ser artista negro é ser, portanto, esse negro político, que questiona o que está posto para trazer novas possibilidades, fazer emergir a riqueza que é toda a carga da cultura negra. “Meu trabalho é só um estarte. Ele tem de continuar girando e trazendo uma reflexão sobre a questão do negro.”

...

Nenhum comentário: